Ver Também

Máquina da Verdade

Achas que sabes tudo sobre drogas e toxicodependências, tens a certeza? Então aventura-te na máquina da verdade...Será que tens coragem?


Links


Linha SOS Estudante

Linha SOS estudante

atende...

2013-10-25 11:49:47.35
mais adultos sós.
Foi criada há 16 anos para dar apoio emocional aos alunos da Universidade de Coimbra mas hoje a linha SOS Estudante atende chamadas do País inteiro e sobretudo de pessoas mais velhas muito afetadas pela solidão. Todos os dias das oito da noite à uma da manhã os voluntários estão disponíveis para escutar quem precisa. A maioria das pessoas que nos telefonam é mais velha e liga para ter alguém que as escute.
No ano passa do cerca de 90 das 455 chama das atendidas eram de homens e em cinco dos 11 meses em que alinha funcionou a maioria tinha mais de 35 anos com um peso significativo dos maiores de 50.


Não era esse o objetivo inicial do serviço criado em 1997. A linha foi pensada para aqueles estudantes que estão afastados do ambiente de festa académico ou porque não gostam ou porque não se enquadram Há pessoas que têm essa dificuldade não se revêem nos valores da praxe académica e em cidades como Coimbra é muito fácil ficarem à margem e um pouco excluídas de tudo o resto.
 

 A solidão é um temas mais abordados nos telefonemas logo a seguir aos relacionamentos e sexualidade As chamadas em que se aborda a temática do suicídio correspondem a menos de 3%. Há também alguns, poucos pedidos de ajuda de adolescentes entre os 14 e os 17 anos geralmente perto do final do ano letivo que telefonam com dúvidas sobre que curso seguir ou mesmo para saber se devem continuar para a universidade explica a coordenadora. Este ano o projeto da secção cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC) conseguiu recrutar 30 voluntários e por isso vai manter a linha a funcionar nos fins de semana ao contrário dos dois anos anteriores Esperam assim conseguir aumentar a média de telefonemas por mês que ronda os 40.



A AAC recruta voluntários duas vezes por ano e dá-lhes formação intensiva até porque o objetivo da linha é dar apoio emocional e fazer prevenção primária do suicídio uma intervenção que tem de ser trabalhada. Os voluntários mantêm se sempre anónimos já que essa é uma das regras do atendimento que ajuda também a salvaguardar a sua segurança além da confidencialidade A Linha SOS Estudante está acessível toda a semana com exceção dos períodos de férias da universidade (agosto) através do número azul 808 200 204 e dos números de telemóvel 969 554 545 e 915246060
  • Instituto da Droga e da Toxicodependência
  • IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência — www.idt.pt
  • Ministério da Saúde
  • Ministério da Saúde