Ver Também

Máquina da Verdade

Achas que sabes tudo sobre drogas e toxicodependências, tens a certeza? Então aventura-te na máquina da verdade...Será que tens coragem?


Links


Na Madeira

Madeira

proibir drogas....

2013-11-01 11:29:06.977
resulta!
Um ano após a entrada em vigor da legislação que proíbe a comercialização das drogas legais na Madeira os dados são reveladores: entre Janeiro e Agosto o Hospital Dr Nélio Mendonça no Funchal registou quatro vezes menos entradas nas urgências por suspeita de consumo de substâncias psicoactivas do que em 2012 ano em que se contabilizaram 300 atendimentos. No total 70 doentes deram entrada por terem consumido estas drogas.
Os números foram avançados ao SOL pelo diretor do Serviço de Urgências daquele hospital Pedro Ramos que classificou o fenómeno das "drogas legais" como uma calamidade de saúde pública muito superior ao mediático problema da dengue.

A comparação é fácil. Se este ano apesar de haver ainda doentes internados não se registou qualquer morte causada por este fenómeno em 2012 quatro doentes morreram. E das 300 urgências registadas 70 dos pacientes ficaram internados custando ao erário público 70 mil euros. Na base desta diminuição está o desaparecimento das seis "smartshops" da Madeira que vendiam estas substâncias embora alguns consumidores continuem a abastecer se pela internet ou no mercado ilegal. Para Pedro Ramos estes números «comprovam que o esforço que tem vindo a ser desenvolvido pela região para proibir a venda livre de tais substâncias tem compensado»


Semanário Sol
Temática  Sociedade
01-11-2013
 
  • Instituto da Droga e da Toxicodependência
  • IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência — www.idt.pt
  • Ministério da Saúde
  • Ministério da Saúde